terça-feira, 26 de abril de 2011

Construindo sua história. O que é o POESIA INCLUSIVA?

O POESIA INCLUSIVA é um projeto criado pela poeta Roselaine Funari, com aprovação do Minsitério da Cultura, amparo na Lei de Incentivo à Cultura, patrocinado pela STEMAC S/A Grupos Geradores. Tem como propósito disponibilizar o acesso ao livro Poema faz Sentido, em Braille e Áudio, e colocar em prática o sentido original da palavra poesia, que é trabalho. Isso acontece com a realização da oficina de criação poética, onde a poeta acredita na potencialidade do deficiente visual como agente no processo criativo.
Serão 14 encontros com duração de 2 horas cada, teve início em 14 de março e seu término está previsto para 15 de junho quando haverá um evento de encerramento, onde os poemas criados durante os encontros e a distribuição gratuita do livro Poema faz Sentido comporão o Sarau do Poesia Inclusiva. Conta com o apoio do Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo, que disponibiliza a sala aonde acontece a oficina e da ACERGS que divulgou a oficina do Poesia Inclusiva entre os seus associados durante o período de inscrição, o projeto deixou de ser somente um projeto e passou a ser executado. Seus propósitos não tem antecedência em Porto Alegre, é uma iniciativa pioneira, um caminho a ser construído, desbravado. A poeta e ministrante da oficina, Roselaine Funari, expõe que podia ter editado seu livro de outra forma, mas juntou o sonho da poeta ao desejo antigo de realizar um trabalho social.


A poesia me incluiu, me trouxe amigos e mudou minha maneira de sentir a vida. Queria compartilhar com as pessoas o bem que a poesia me faz. Então, pensei em quais pessoas teriam menor acesso ao livro. A partir daí, iniciei uma pesquisa de campo e soube que, segundo informações do IBGE, são mais de 7 milhões de pessoas com def. visual no Brasil e estima-se que este número aumente para aproximadamente 60 milhões até 2020. Visitei acervos e não encontrei livros acessíveis. Constatei essa realidade e não me satisfiz somente com a edição do livro em Braille, busquei uma forma mais atuante e participativa na sociedade, assim surgiu o POESIA INCLUSIVA, a poesia em ação, com sua oficina de criação poética para def visuais e pessoas com baixa visão.” Disse a poeta.

Foram meses de estudo, da poeta, em busca de uma metodologia para a realização dos encontros, que resultou na criação de vivências que possibilitam olhar para dentro de si, através dos sentidos, para que a partir das sensações vividas aconteça a expressão através da poesia. Após a aprovação do projeto, o patrocínio e com o cronograma/repertório da oficina elaborados, a poeta buscou o auxílio da profissional em arteterapia, PaTTi Cruz, para dar consultoria aos encontros que viriam. Essa consultoria vem acontecendo uma vez por semana.
A oficina do projeto não tem cunho arte terapêutico nem técnico-literário, mas se nutre nestas duas vertentes para possibilitar uma provocação aos sentidos dos participantes, que amparada aos recursos de escrita, possibilita a criação de poemas. Roselaine Funari, diz que o olhar poético é um exercício que não depende da visão dos olhos, mas sim do entregar-se à poesia que é a própria vida.

E assim acontece o POESIA INCLUSIVA com os participantes que já têm diversos poemas criados.



(14 de março de 2011, primeiro encontro da oficina)



Luiz, participante da oficina, num momento de vivência denominada “Minha Palavra”.

Com todo seu pioneirismo, o POESIA INCLUSIVA acredita, cada vez mais, que é um trabalho possível a qualquer pessoa, seja com deficiência ou não. Fato que vem se confirmando a cada dia.

Dia 15 de junho
Encerramento, aberto ao público, Sarau POESIA INCLUSIVA, com distribuição do livro Poema faz Sentido.
Local: Centro Cultural CEEE Erico Veríssimo, Rua dos Andradas, 1223.
Hora: 17 horas
Você já é nosso(a) convidado(a)!

Att,
Roselaine Funari
Poeta, administradora de empresas e coordenadora do POESIA INCLUSIVA
roselainefunari@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário