terça-feira, 31 de maio de 2011

Bate-Papo Blog ON

- Quero saber mais sobre teu projeto. (Vana Comissoli)

Vana querida, não esqueci da tua pergunta e peço licença para respondê-la aqui no blog. O POESIA INCLUSIVA é um ideal de vida. A INCLUSÂO. Criei este projeto com o desejo de colocar a poesia como trabalho, já que a palavra “poesia” vem do grego antigo “poiesis”, que também significa “trabalho”. E por que não poderia ser um instrumento de inclusão? Sempre vi trabalhos sociais serem feitos através da arte, então pensei: - A poesia também pode.

- O que há de pioneirismo num livro em Braille? Afinal, outros autores já lançaram. ( Salete S. Castro)

Boa pergunta, Salete. Ainda bem que o livro "Poema faz Sentido" em Braille, distribuido neste projeto, não é pioneiro, isso é bom sinal. Outros escritores se atentaram para esta necessidade, mas apesar destas iniciativas, o acesso é restrito. Não há livro em Braille suficiente para suprir as necessidades deste público tão merecedor de cultura quanto qualquer outro. Ao se tratar da palavra pioneirismo, lhe digo que no POESIA INCLUSIVA ela está na realização da oficina de Criação Poética destinada a pessoas com deficiência visual ou que possuam baixa visão. Nos encontros, os participantes ampliam seus conhecimentos sobre poesia, ao mesmo tempo que encontram o prazer em criar seus poemas. Criam e lêem seus próprios poemas. São causa e consequência. É descoberta a todo instante e a vontade de trilhar este caminho, ainda não desbravado, aumenta a cada verso.

- O que tu vais dizer quando te perguntarem sobre as dificuldades na criação poética para um def visual?( Luiz Antônio ; def. visual)

Lembro-me bem, como se fosse hoje, o dia em que o Luiz me fez esta pergunta. Esta foi a pergunta mais difícil que me fizeram sobre o projeto, pois ainda não tinha iniciado a oficina, não havia parâmetros, pegadas, só um caminho planejado e a crença de que daria certo. E hoje, meses depois, te respondo amado Luiz, com muitos poemas criados na oficina. Quem compartilha o que tem e faz isso com amor e entusiasmo, supera qualquer dificuldade. O POESIA INCLUSIVA é construído em solo firme de compreensão, aceitação, amizade e empatia.

- Na oficina do POESIA INCLUSIVA, enquanto falava sobre o eu lírico, perguntei a um dos participantes qual a pessoa que ele conhecia melhor.

Sua resposta: Olha, só tem uma pessoa que eu conheço bem mesmo. Que eu conheça bem mesmo? Só Deus.

2 comentários:

  1. Lendo as perguntas e respostas postados aqui nos comentários. Me veio na mente a minha turma da comunicação, uma turma composta por 12 alunos, todos com deficiência intelectual, onde alguns deles não lêem e não escrevem. Aí vem derepente a pergunta, se não sabem ler e escrever, onde está o sentido da poesia?????
    Ora pois, já respondo também, pegando um gancho, se pessoas com deficiência viausl não enxergam e criam maravilhas na poesia, porque as pessoas com defici~encia intelectual não poderiam também "criar" as suas poesias? Ler/escrever para os meus alunos estão em segundo plano, quando se pensar em CRIAÇÃO, ESTRUTURAÇÃO, ORGANIZAÇÃO,IMAGINAÇÃO E "VERBALIZAÇÃO"....
    Está sendo bem interessante a Oficina do Poesia Inclusiva com minha turma, pois a cada final da oficina os alunos conversam comigo sobre o que aprenderam e o que ensinaram. Sim ensinaram, pois com certeza a Roselaine sai de lá com muitas respostas e buscando novos questionamentos.
    Roselâine, a POESIA te digo que é uma "MAGIA", é a arte do encantamento e da ousadia.
    beijos e sucesso sempre.
    Professora Márcia Pieretti - APAE/POA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Professora Márcia,
      obrigada pela confiança no meu trabalho.
      Compartilhar o prazer que a poesia proporciona não necessita explicação. Poesia é para ser sentida.


      Resumo o que sinto com as palavras da Cora Coralina: Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.

      É assim que estou... feliz. Tenho muito o que aprender...

      Obrigada e parabéns pelo trabalho junto ao Grupo da Comunicação.
      Roselaine Funari

      Excluir