quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Poesia Inclusiva na 59ª Feira do Livro de Porto Alegre


O Projeto Poesia Inclusiva foi idealizado em 2010. Três anos de estudo, trabalho e muito amor. Mais um ano na Feira do Livro de Porto Alegre. Nos sentimos abençoados por sermos o elo de ligação entre o talento daqueles que participaram da Oficina de Criação Poética Acessível a Pessoa com Def Visual e do Recital POESIA INCLUSIVA, com a 59ª Feira do Livro de Porto Alegre.

Participaram do Recital:

Luiz Burzllaff, Regina Dornnelli, Lurdes Setti e Pery Vargas.(Associados da Acergs e Oficinandos Descentralização da Cultura, 2013.)
Projeto Peleando pela Inclusão ( Grupo de dança. )
Grupo Vivapalavra - Coordenação de Zaira Cantarelli
Poetisa Ivanes Nunes, com seu livro No olhar e no coração.
Poetisa Adélia Einsfieldt, com seu livro Pétalas.
Banda Fagy - Além da Visão

Músico do Recital Poesia Inclusiva.
Daniel Uchoa

Coordenação e Idealização:
Roselaine Funari, poetisa, oficineira e pós-graduanda em Arteterapia IERGS.

Curadora das Oficinas de Poesia: Patrícia Cruz, Educadora Especial especializada em Arteterapia.


Recital Poesia Inclusiva dá exemplo de acesso à cultura para todos.

Música, poesia e um sonho em comum fizeram parte do Recital Poesia Inclusiva, neste domingo (10), na 59ª Feira do Livro de Porto Alegre. Deficientes visuais recitaram poemas e conversaram sobre o acesso à cultura para todos, na Oficina de Criação Poética. Em formato acessível para pessoas com deficiência visual, a oficina surgiu em 2010, inicialmente com apoio e aprovação do Ministério da Cultura (Minc) e duração de três meses.

De acordo com a idealizadora do projeto, Roselaine Funari, as pessoas gostaram muito. Por isso, ela decidiu estender para outros públicos com necessidades especiais. No início, os encontros eram realizados no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV) e depois passaram para um espaço cedido pela Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (Acergs).

Com o objetivo de disseminar esse trabalho em diferentes regiões do Estado, Roselaine passou a oferecer depois de um ano a Oficina Projeto de Descentralização da Cultura. Dessa forma, surgiram novos parceiros, e agora o projeto tem música com a participação da banda Fagy – Além do Olhar. A banda, formada por cinco adolescentes com deficiência visual, é de Rio Grande e toca vários estilos musicais. “Temos o apoio do músico Daniel Uchoa, que é o arpista do recital”, diz Roselaine.

As oficinas contam com a curadora em Educação Especial Patrícia Cruz. “O nosso desejo é que esse projeto cresça e que possamos estar presentes na 60ª Feira do Livro, para contar uma história de acesso com cultura para todos,” afirma a idealizadora do projeto. Ela destaca também a importância da colaboração de todos que auxiliaram na realização do Recital Poesia Inclusiva. Mais informações sobre o projeto e como participar podem ser solicitadas pelo e-mail roselainefunari@yahoo.com.br.

Fonte: http://www.feiradolivro-poa.com.br

Agradecemos a presença dos amigos e amigas!

Agradecemos a oportunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário